Desde os primórdios da vida humana na terra, o uso da
agressividade é feito seja para resolver conflitos á demonstrar força. O uso da
violência entre humanos é frequente e presente em todas as culturas existentes,
mas até quando será desta forma? A violência apenas gera violência, isso não
deve ser aceito. Todos os dias, temos exemplos de que o uso da violência apenas
traz mortes e ferimentos, tanto físicos quanto mentais, e de nada o ser humano
faz para mudar isto. Ataques entre culturas, terrorismo, são presentes durante
todos os tempos que a humanidade passou na terra, e nós, que nos denominamos
tão evoluídos, não fazemos nada para mudar, continuamos aceitando esta
agressividade, tal qual, neste exato momento, está ocorrendo em um estado de
nosso país, Santa Catarina.
Localizado
na região sul do Brasil, o estado de Santa Catarina vem sofrendo diversos
ataques terroristas, nos quais os vândalos incendiam transportes públicos e
disparam contra prédios de polícia e agentes da segurança pública. Tal absurdo
vem ocorrendo desde o dia 26 de setembro de 2014 e nada foi feito para acabar
com os ataques que vem gerando diversos feridos e até mesmo mortes.
Atingindo mais de 26 cidades
catarinenses, estes atos terroristas (que já resultam em mais de 64 ataques) muitas
vezes são defendidos por seus praticantes como uma forma de protesto, e esse é
o maior absurdo que já ouvi em toda minha vida. Causar violência não é
protesto. Queimar o único meio de transporte existente para muitos pais de
família irem ao trabalho não é protesto. Atirar contra profissionais que lutam
por nossa segurança não é protesto. É vandalismo. Nada mais do que isto. As
pessoas que praticam estes atos terríveis, em nenhum momento pensam em fazê-los
para protestar, fazem apenas para usarem a violência, ferirem pessoas. Como
pode ser considerada uma forma de reivindicação de direitos da população o ato
de destruir transportes públicos e atirar contra profissionais que zelam por nossa
segurança? Ao fazermos isto estamos apenas acabando com o que é de nosso
direito, estamos nos auto prejudicando, e uma sociedade em que isto ocorre
nunca será exemplo de uma sociedade evoluída. Ao ver atrocidades como esta,
apenas vejo o quanto o ser humano está longe de ser o que se considera, um
animal evoluído e racional. O uso da violência nunca será um ato racional e
nunca será a melhor opção. Será sempre uma atitude bárbara e primitiva, na qual
o que conta é a força bruta e não as ideias defendidas. Ao vermos ações como
essa, podemos chegar a uma clara conclusão: O ser humano está longe da perfeição
e ainda tem muito a evoluir, principalmente no que se diz respeito ao amor a
vida e ao bem estar do próximo.
Ônibus em SC incendiado por criminosos.
Parabéns Yara! Sua crônica ficou realmente muito boa e hoje posso somente elogios fazer elogios. Seu primeiro parágrafo introduzindo o tema foi perfeito, você desenvolveu uma ótima tese, apresentou convincentes argumentos, foi coerente, abordou um assunto muito bom para ser explorado (e o explorou como permitido),além de ter concluído a crônica muito bem também.
ResponderExcluirComo você disse, a violência não nos leva a nada e para quem se diz tão evoluído como nós, peço explicações para atos irracionais como "protestos" deste tipo. Queimar ônibus não é uma forma de demostrar sua indignação e conseguir melhorias, mas sim, terrorismo. Fico realmente indignado ao ver vândalos como estes soltos nas ruas e ver coisas como essas cada vez mais presentes. Essa inversão de valores sociais está cada vez mais presente e disso não canso de repetir, até porque, talvez, esteja algo muito errado neste sociedade tão "desenvolvida".
Sua crônica ficou ótima ,Yara!Colocou bastante argumentos,fez sobre um tema diferente e também polêmico.Seu primeiro parágrafo,ficou realmente muito bom!Em relação a seu tema,acho que a violência não serve para nada e os vândalos também não ganham nada com isso.Queimar um meio de transporte usado por outras pessoas,não é protesto é vandalismo!Se eles querem protestar,protestem mas não precisam destruir nada.Podem protestar de forma pacífica e pedir melhorias mas destruindo,acho que não vão ganhar nada. Parabéns pela crônica!
ResponderExcluirEm 2013 tivemos varias manifestações de forma a protestar vários aspectos do governo brasileiro, porem nos mesmos tiveram vários que decidiram esquecer os verdadeiros motivos para aquilo estar acontecendo e assim causando um dano enorme a todos que necessitavam dos meios de transporte coletivos por algum motivo. Na minha opinião, essas são pessoas que não sabem oque é depender de algo para superar as dificuldades da vida , são seres que não tem que batalhar pra conseguir SOBREVIVER, porque alguém que tem um salario minimo para sustentar a casa não destrói o pouco que o governo os dá.
ResponderExcluirAgora falando do seu texto Yara, ele ficou ótimo e expõe bem a sua opinião sobre o tema, este que tem muito a ser debatido.
Parabéns Yara!! Sua crônica está muito bem desenvolvida e argumentada! Realmente, fiquei impressionada com suas palavras, tanto no jeito de ser direta e clara como no modo do assunto abordado, que aliás é muito polêmico, mas em relação ao seu texto, está muito bom.
ResponderExcluirJá voltando no tema, concordo plenamente com suas ideias, porque onde nós moramos não necessariamente precisamos desses recursos, pois nossa cidade é pequena,mas em cidades grandes, a falta de ônibus, por exemplo, é muito prejudicial. Concordo também na maneira em que esses protestos são realizados: isso é uma vergonha! Se você que protestar, não prejudique os outros, existem uma manifestação chamada "pacífica", mas pelo visto eles nunca ouviram falar, pois comentem um ato de vandalismo. O ser humano não é todo desenvolvido, pois eles não pensam na maneira mais correta de fazer as mudanças.
Yara, parabéns sua crônica ficou ótima, você soube apresentar seus argumentos corretamente e sua opinião você não a escondeu e em relação ao assunto foi bem escolhido por ser bem falado e polêmico no momento.
ResponderExcluirMATHEUS
O tema da crônica foi muito bem escolhido, pois se trata de um tema atual e discutível. Podemos perceber que esses "protestos" que estão ocorrendo no Brasil não se iniciaram recentemente, podemos citar o protesto de 2013, onde várias pessoas reclamavam do fato de a Copa 2014 sediar-se no Brasil, outras foram a rua também, para reclamar o alto custo das passagens de ônibus no país. Logicamente, havia os vândalos, que enquanto uns protestavam de verdade, eles destruíam tudo onde passavam. O grupo de vândalos que mais esteve presente nas ruas brasileiras foi o grupo Black Bloc. Quanto à crônica, a autora fez uma ótima introdução, na qual cita algumas perguntas para nos fazer refletir. O desenvolvimento foi muito bem escrito, pois apresenta, em boa parte da crônica, termos que prova o fato retratado, e na conclusão, a autora da sua opinião sobre o regresso da humanidade. Parabéns Yara!
ResponderExcluirIgor Variz
ExcluirParabéns Yara, gostei muito da sua crônica! Você fez com que ela ficasse de uma forma clara para o leitor,percebi que sua opinião esteve presente a todo momento, você soube utilizar seus argumentos e o assunto tratado foi bem escolhido. O mundo hoje em dia está muito violento como podemos perceber, tudo está sendo resolvido na base da agressão fisíca e verbal. Como você disse os protestantes acham que batendo,incendiando carros, motos, transportes públicos é se manifestar, mas na opnião não, devemos nos manifestar sem prejudicar os outros pois como podemos ver nos dias atuais pessoas estão morrendo por esses atos, temos como exemplo em 2013 os protestos sobre a copa.As pessoas devem sempre dizer sua opnião, pois todos possuem esse direito como cidadão mais sem prejudicar o outro,porque assim teremos um ótimo resultado sendo um país melhor, um país evoluido.
ResponderExcluirApesar de um escorregão na sintaxe do primeiro parágrafo, o seu texto está muito bem desenvolvido, além de ser bem original. Concordo com os colegas quando dizem que você é direta, tem uma escrita forte. Seu texto parece com você e isso é muito legal.
ResponderExcluir