quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Polícia indicia torcedora gremista e mais três por injúria racial contra Aranha

    A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apresentou nesta terça-feira, 30 de setembro, o resultado das investigações sobre os atos racistas contra o goleiro Aranha na partida entre Grêmio e Santos, no dia 28 de agosto, pela Copa do Brasil. O inquérito aponta que oito torcedores usaram comprovadamente gestos e palavras de cunho racista, mas só quatro foram identificados.
    Além da torcedora Patrícia Moreira da Silva, flagrada em imagens da ESPN (rede de TV por assinatura) ofendendo Aranha, também serão indiciados Éder Braga, Rodrigo Rychter e Fernando Ascal (acusado ainda de furtar o boné de um dos seguranças da Arena Grêmio. Todos vão responder por injúria qualificada e podem ser condenados a até três anos de prisão.
   Durante a investigação, que continua em andamento, a polícia analisou três horas de vídeo e contou com a ajuda de especialistas em leitura labial.
    A polícia ainda tentará confirmar o envolvimento de mais quatro pessoas no caso."A investigação continua, e na medida em que encontrarmos estas pessoas, este trabalho será adicionado ao inquérito. Nós acreditamos que a divulgação das fotos pode nos ajudar muito", explicou o diretor regional da Polícia Civil, delegado Cleber Ferreira, em entrevista coletiva.
   O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que, em primeira instância, excluiu o Grêmio da Copa do Brasil. Na última semana, porém, o pleno decidiu pela perda de pontos do time tricolor e sua consequente eliminação.
    Patrícia Moreira, a torcedora que mais foi exposta pela imprensa, perdeu o emprego depois do incidente e teve a casa apedrejada e parcialmente incendiada.
     É mentira dizer que o Brasil não é um País racista. Quem afirma isso está somente "tapando o sol com a peneira" e permitindo que o Brasil continue com um quadro social que favorece apenas uma população branca e a elite. O racismo está cada dia mais visível no Brasil e no mundo. Basta ver a situação dos negros que vivem em favelas e periferias em condições subumanas. E muitas vezes são negados a eles o acesso ao serviço público, às escolas e em alguns ambientes. Pior do que não terem direitos, são as agressões sofridas por eles, tanto fisicamente com moralmente. Muitas vezes são agredidos até mesmo por policiais. Policiais que deviam fazer a segurança das pessoas, agridem e até matam pessoas negras, apenas pelo fato de terem a pele de outra cor.
    Negros sofrem ataques racistas há muito tempo. No tempo do Brasil Colonial já eram discriminados e excluídos da sociedade dos brancos. Eram obrigados a trabalhar nos piores serviços, não tinham direito ao voto e à educação. Tudo isso por terem a pele diferente.
    É uma vergonha, em pleno século XXI, ainda existir racismo. O racismo deveria ter acabado em 1888 com a abolição da escravatura. Será que as pessoas preconceituosas e racistas não sabem que devemos muito aos negros? Que eles ajudaram na formação do povo brasileiro? Que eles são diferentes dos brancos apenas na cor da pele?
     Apesar do racismo existir no mundo todo, o Brasil é o país mais racista e violento do mundo. Diversas formas de agressões, tanto fisicamente quanto verbalmente, acontecem no dia a dia em diversos lugares. Essas agressões ocorrem longe das redes sociais, na periferia e ficam por isso mesmo.
     No caso da atitude gravíssima da torcedora do Grêmio, que foi flagrada pelas câmeras de TV chamando o jogador Aranha, goleiro do Santos, de macaco, tem mesmo que ser tomadas providências e ela e seus "companheiros" devem ser responsabilizados por esse ato de crueldade e desumanidade. Crueldade e desumanidade sim, pois todos somos iguais, independente de nossa cor, nacionalidade, religião e opção sexual. Todos somos humanos e nascemos de outro ser humano. Mas será que pessoas como Patrícia Moreira e outras mais são humanas ou podem ser consideradas animais irracionais?
      Considero ainda pouco três anos de prisão para crimes de racismo. Mas se ela e os outros forem punidos por essa atitude, já é um bom começo para acabar com o preconceito racial.
     O racismo é internacional... Se queremos mudar o mundo, temos que começar dando aos negros direitos de liberdade e igualdade, para que alcancem suas condições de humanos.

8 comentários:

  1. Que maravilhosa crônica Paula, Parabéns! Você introduziu muito bem o assunto, expôs perfeitamente bem sua opinião, ou seja, elaborou uma ótima tese, e ainda apresentou belos e convincentes argumentos. Além disso tudo ainda pautou um assunto muito polêmico e discutido nos últimos anos, tendo este 'explodido' nas mídias recentemente com este e outros casos lamentáveis como o do goleiro Aranha. Já em relação ao tema, concordo plenamente com você, o racismo tem que acabar, ninguém mais aguenta pessoas como Patrícia Moreira, que acham que uma pessoa é inferior à outra por ter simplesmente uma cor de pele diferente. Os negros ajudaram a formar nosso país, um povo inteiro, nós, brasileiros, devemos muito à eles e vejo uma contradição quando um de nós pratica o racismo, aliás, somos derivados daquela raça.

    ResponderExcluir
  2. Paula,sua crônica ficou ótima!Você apresentou argumentos,deixou o texto de uma forma mais clara e escolheu um assunto muito polêmico em nosso país.Concordo com você,o Brasil é um país muito racista e esses casos estão sendo cada vez mais frequentes.O racismo não é certo,já que independente da cor,somos todos iguais e brasileiros.Não devemos julgar pela cor,pois todos devem ter os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  3. Perfeita sua cronica Paula, Parabéns! Seus argumentos estão bem expostos assim como o tema e suas opiniões sobre o mesmo. Eu acho que o racismo é um meio um tanto rude e agressivo que muitas pessoas tem para medir o tamanho de sua idiotice, uma vez que esse povo é responsável por todo o trabalho dentro das antigas fazendas essas que fizeram o crescimento econômico da antiga colonia que já havia contraído uma enorme divida internacional com a Inglaterra. Cada um que um dia já julgou alguém por qualquer que seja o aspecto físico com o objetivo de machucar ou humilhar alguem, por mim é considerado idiota e merecedor de tortura eterna

    ResponderExcluir
  4. Paula, sua crônica está muito boa! Você colocou seus argumentos bem posicionados ao longo do texto e escolheu um assunto muito interessante. Parabéns e eu não tenho nada a reclamar. Bom, concordo com você ao dizer que o preconceito deve acabar, Porém eu achei muito pesado o que fizeram com a Patrícia Moreira. Eu não estou falando que sou a favor do racismo, pelo contrário, sou contra e o que ela fez foi muito errado, mas vai me dizer que nunca viu um brasileiro por exemplo fazendo "brincadeiras" de mau gosto com os negros na internet e você não fez nada a respeito para impedir esse ato.Então, vamos deixar somente ela ser a errada da história e não apedrejar a sua casa, nem persegui-la de certo modo. Ela foi uma das milhares de pessoas que cometem racismo, então não devemos somente julga-la, pois não foi somente ela.
    Os negros fazem parte de nossa nação sim , pois eles ajudaram a formar grande parte do Brasil e a nossa cultura, por isso devemos ter um país sem racismo!!

    ResponderExcluir
  5. Paula, sua crônica ficou ótima, pois você soube apresentar um assunto atual bem discutido e polêmico, você também soube apresentar seus argumentos e muito bem sua opinião, parabéns.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  6. Paula, o tema de sua crônica é ótimo, a crônica nem se fala, ficou muito bom! Infelizmente vemos atos racistas na sociedade atual, tanto contra negros quanto homossexuais. As pessoas que cometem esses atos, com certeza sabem da existência de leis e punições contra isso, mesmo assim não param, será que falta rigidez nas punições? É triste saber que existem pessoas assim, mas temos que pensar muito bem que, por dentro somos iguais, todos somos humanos, uma única raça. A sua introdução ficou ótima, pois citou o fato recente de racismo contra o goleiro Aranha do Santos pela torcedora gremista. O desenvolvimento também ficou muito bom, pois você deu sua opinião sobre o tema, e por fim, a sua conclusão que também ficou ótima. Parabéns Paula!
    Igor Variz

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Paula, sua crônica está muito boa! O assunto foi bem escolhido se tratando do racismo, você desenvolveu bastante seus argumentos e opiniões, apresentou exemplos, mas acredito que você poderia ter sido mais clara e direta.Parabéns! O assunto racismo é muito grave, como você disse deveria ter acabado em 1888 com a Abolição da Escravatura. Todos nós devemos saber que somos iguais independente da cor, raça, sexo, todos nós somos humanos e temos direitos iguais. O caso do acontecimento com goleiro Aranha ainda está sendo bastante discutido na mídia, nas ruas pois o que a torcedora guemista fez foi um ato muito desrespeitoso e ofendeu o goleiro, todos acharam um absurdo o que ela fez chamando ele de "macaco". Bom apenas espero que depois de tudo que ela está passando faça com que ela se arrependa de te-ló ofendido, e que isso sirva de lição para todos nós mostrando que o racismo não nós levará em nada, e que esse problema tem que acabar já estamos no século XXI, esses atos não podem mais ser aceitos.

    ResponderExcluir
  8. Seu texto ficou muito bom, mas não precisa copiar toda a notícia, basta colocar o link da página.

    ResponderExcluir