sábado, 4 de outubro de 2014

Nosso bem primordial

               É inacreditável o que estamos passando. O Brasil, país com grandes reservas hídricas está passando por um processo de falta de água. 
               Vários rios menores já secaram e outros diminuíram seu volume. Devemos nos preocupar imensamente com isso, pois temos como exemplo o Rio São Francisco localizado no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais que pela primeira vez, sua nascente secou. É inacreditável! Um rio que possui cerca de 2, 700 km e abastece vários estados brasileiros chegar a esse ponto.
             “Não afeta todo o rio porque ele é muito grande, tem outros tributários que vão ajudando a mantê-lo. A gravidade maior é a seca. É uma questão simbólica”, diz o diretor do parque Luis Arthur Castanheira. 
              Nossa sorte é esta, caso contrário,estados que nunca passaram por uma seca como tal, passariam a enfrentar cotidianamente o que em algumas regiões do Nordeste a população enfrenta há muito tempo. 
              Já estamos acostumados em ver nas mídias a seca e o que a população sofre devido a ela, mas até então não tínhamos presenciado essa série de problemas, mas agora infelizmente, como forma de consequência pelas nossas atitudes erronias em relação ao meio ambiente, iremos “sentir na pele” o que é enfrentar a seca.
             Outro exemplo desse grave problema é na represa de Três Marias, a qual sua vazão é bem crítica. “Não choveu a quantidade esperada, mas há a necessidade de manter a vazão para a energia elétrica, o que diminui o reservatório”, explica Soares. “Precisamos trabalhar com as pessoas e com as empresas para que seja feito o uso racional da água”.
             Essa série de problemas surgiram basicamente por um único motivo, a má utilização dos nossos recursos naturais. Ao longo de vários anos, nós prejudicamos a natureza com nossas atitudes. Poluímos os rios, desmatamos vastas áreas de mata nativa, realizamos queimadas, com o uso de agrotóxicos consequentemente poluímos os lençóis freáticos e rios e a seca pela qual começamos a enfrentar, e que só tem por agravar, é apenas uma das respostas, das consequências, que a natureza oferece á sociedade em troca de todo o mal que fizemos a ela.
            Como a água é um dos bens primordiais para nossa existência, e estamos sofrendo por sua ausência, devemos ficar atentos em relação ao nosso modo de vida. Devemos sempre que possível economizar água e energia elétrica, assim diminuindo tanto os gastos de água quanto os custos no fim do mês. Não devemos demorar no banho, fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, sempre que for lavar a calçada, ou terreiro ou sacada é um bom meio usar a água que já foi usada para lavar roupa, e em hipótese alguma deixar a torneira aberta evitando assim o desperdício d’água.
           Em relação a todos esses problemas pelos quais estamos passando e aproveitando que estamos no período de eleição política, devemos dar preferência a aqueles que possuem políticas que solucionem ou minimizem o agravamento da seca no Brasil, que invistam basicamente na conscientização da população para evitar o desperdício e outras atitudes como multas para as pessoas que infringirem as leis que serão criadas para tentar diminuir este problema. Mas para que tudo isso ocorra, devemos ter principalmente, a vontade própria de praticar o bem em prol do meio ambiente, tentando minimizar tudo aquilo de negativo que já foi feito a ela.
Melissa Carniato Dias

8 comentários:

  1. Você foi muito bem nesta crônica Melissa, parabéns! Você abordou, senão o, um dos assuntos mais pautados ultimamente pela mídia, o qual permite muitas opiniões, muitas teses e consequentemente argumentos. Apresentou, até mesmo pela grande possibilidade que o tema permitia, uma bela tese e argumentos que, pelo menos convenceram. Sua linguagem foi formal, praticamente sem erros, e ainda você introduziu sua crônica e a concluiu impecavelmente, impecável assim como sua crônica.
    Pautando não mais a estrutura de sua crônica, mas sim o tema tratado nela, a água e os problemas decorrentes de seu mal uso são uma das coisas que mais me preocupa ultimamente. A nascente do Rio São Francisco secou, só restam 5% do sistema cantareira, os níveis de praticamente todos os rios e lagos estão abaixando, enfrentamos uma das piores secas da história... Ocorrências como estas não me permitem pensamentos positivos e nem a ninguém, e senão começarmos a parar de falar e criar planos e estabelecer metas para solucionar o problema ao invés de agir, o que todos esperam vai acontecer. Já chega as metas, os planos do governo, a fala dos outros em tomar atitudes, NÓS TEMOS QUE AGIR! A aguá é o nosso recurso mais precioso e o homem não deu o devido valor a ela, o que está ocorrendo é apenas uma resposta da natureza a isso. Agora que o mal já está feito e o tempo não volta, não nos resta nada a não ser ter e colocar em prática " a vontade própria de praticar o bem em prol do meio ambiente, tentando minimizar tudo aquilo de negativo que já foi feito a ela (a natureza)".

    ResponderExcluir
  2. Melissa,sua crônica ficou ótima!Você fez sobre um assunto muito importante e colocou diversas informações importantes sobre nosso maior bem.Em relação ao assunto digo que a seca é muito preocupante,mas não deixa de ser nossa culpa,pois os seres humanos usam a água de forma irracional e não se preocupam com o desperdício.Infelizmente estamos em uma situação difícil agora, de modo que só nos resta torcer pela chuva e que as pessoas parem de desperdiçar água.

    ResponderExcluir
  3. Sua introdução ficou perfeita, assim como a sua cronica, com vários argumentos que nos leva a pensar como usamos nosso bem tao precioso, mas não adianta só pensar em como usamos porque a unica coisa que vai algum dia com muita sorte salvar nossas águas são as atitudes, estas que quase nunca são tomadas.
    Depois de anos de erros e más atitudes é que a sociedade esta entendendo que a água é o bem mais precioso que nós temos e este não deve ser desperdiçado, mais quem disse que isso é suficiente para fazer os ignorantes e egoístas tomarem cuidados necessários para que a água seja preservada, eu falo isso porque desde do inicio da terrível seca enfrentada nos dias de atuais até hoje eu não modifiquei nenhum dos meus hábitos para que a água ser preservada.

    ResponderExcluir
  4. Melissa, sua crônica como já disseram está realmente muito boa!! O que mais me chamou atenção e que eu gostei muito foi pelo fato de você além de apresentar um tema bastante discutido hoje, que é a água, você apresentou praticamente um tema completo, com problemas, soluções (como os nossos novos governantes), enfim, seu texto está dentro dos padrões de uma crônica argumentativa.
    Em relação ao assunto abordado, fico impressionada como ainda tem pessoas que mesmo já estando conscientizadas sobre a seca da água, continuam desperdiçando-a ou usando de maneira incorreta.
    A água é um bem precioso e devemos economizá-la, pois ela não é um recurso que irá durar para toda vida!!

    ResponderExcluir
  5. Melissa, eu gostei bastante de sua cônica, pois você soube apresentar os argumentos e opiniões corretamente e o assunto escolhido é muito importante, por preocupar a todos atualmente ou seja a falta d' água.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  6. O tema foi otimamente escolhido, afinal precisamos dar o devido valor para a questão da falta de água. Apesar de muito tratado, há quem insista em menosprezá-lo. Há poucos meses, o problema estava localizado principalmente no Nordeste brasileiro e não pensávamos que se alastraria pelo resto do país, como o caso citado do Rio São Francisco. Inevitavelmente, a culpa é inteiramente nossa, por causa do mau uso do nosso bem mais precioso, assim como tratado no texto. Voltando à questão da crônica, há uma introdução bem feita, apresentando e esclarecendo o problema em questão, seguido de um desenvolvimento com argumentos de autoridade para completar e concluir a opinião da autora. Além disso, a presença de soluções viáveis e interagir com a escolha de um candidato que melhor solucione o problema, foi muito importante para o sucesso da crônica. Parabéns Melissa!
    Igor Variz

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Melissa, sua crônica está muito boa! Você explorou bastante o assunto, trouxe bastante exemplos, explorou seus argumentos e opiniões em relação ao tema, gostei de você ter falado algumas soluções como a escolha de um bom político e o assunto foi muito bem escolhido. Bom, primeiramente posso dizer que também achei inacreditável a nascente do Rio São Franscisco ter secado, mas isso não é de se impressionar pois é fruto do nosso mal trato em relação á água.O assunto água está sendo muito discutido nos dias atuais, porque todos estão ficando assustados com a sua diminuição e preocupados pois a água é um dos nossos bens primordiais e sem ela não dá para viver. Isso tudo que está acontecendo é por conta da falta de cuidado com esse bem, talvez achavamos que ela não poderia acabar, mas como vemos hoje é isso que está acontecendo, então desde de já devemos procurar uma forma de concertar o que prejudicamos e melhorar o que ainda resta. Ninguém consegue viver em um mundo sem água!

    ResponderExcluir
  8. É Melissa, esse é sempre um tema atual. O problema é que as pessoas só se lembram dele quando a água falta na torneira de suas casas. Mudança de hábitos é o que precisamos com urgência. Parabéns pelo desenvolvimento do tema e o capricho na construção do texto.

    ResponderExcluir