Escassez de água no mundo:
Está cada vez mais escassa a água no mundo. O que todos nós achávamos que era praticamente impossível está
acontecendo. Apesar de o planeta Terra possuir uma considerável porção de água potável,
essa água encontra-se em forma de gelo ou salgada, o que dificulta seu consumo
direto pela população, já que além de muitos locais não terem infra-estrutura
para processar e distribuir a água, ela chega de forma desigual para alguns, ou
muitas vezes nem chega. Ou seja, alguns lugares são naturalmente secos, por isso
a água precisa ser captada de lugares mais longes para o local onde será
consumida, mas para isso é necessário o investimento que muitos países não
possuem para que a população tenha acesso a essa água.
Como se já
não bastasse todos esses problemas que o planeta vem sofrendo, o homem está
adicionando ainda mais preocupações para a Terra, já que no Oriente Médio, por
exemplo, a água virou objeto de disputa entre os povos. E na áfrica, virou uma
forma de preconceito racial, pois na época do Apartheid a água era
disponibilizada somente para os brancos.
Agricultor aposentado cria estrutura para reaproveitamento de água. |
Outra grande causa da escassez é o
desperdício por parte da população que vive em lugares onde ainda não há falta
de água, mas agora felizmente a população está se conscientizando da importância
de economizar e reutilizar a água que ainda nos resta. Um exemplo disso são algumas
cidades brasileiras que possuem grande população, onde já se vê a falta de água
e as quais começaram a fazer racionamento. Este é o caso do agricultor brasileiro
Francisco Fausto Leite Alves, de 80 anos, que mora em campinas, São Paulo.
Francisco é vizinho de um reservatório da empresa de abastecimento de água o qual possui um vazamento que segundo relatos dos vizinhos existe há mais de vinte anos. E para a economia da água, o agricultor criou um pequeno e simples sistema que utiliza uma
mangueira de trinta metros para jogar a água que vaza do reservatório para uma
caixa de mil litros. Segundo Francisco, a água vazada pelo reservatório poderia
ser aproveitada pelo quarteirão todo, ou mesmo para regar sua horta de 30 m². “A engenhoca do seu Francisco pelo menos aproveita um pouco da água que é desperdiçada”, diz Nádia Marques, também vizinha do local. Para solucionar o problema, a empresa irá construir um segundo reservatório com a mesma capacidade do atual para esvaziá-lo sem prejudicar o abastecimento da cidade .
Esse exemplo de conscientização mostra
que ainda existem pessoas que se preocupam com possíveis guerras que venham a
acontecer por causa da falta de água, como as que já estão ocorrendo no Oriente
Médio.
População sofre com a falta de água. |
Isadora, eu gostei bastante do seu texto, pela estrutura, pelo conteúdo bem colocado e principalmente pela importância e relevância que ele possui na vida de todos, ainda mais no momento em que passamos, que o país enfrenta a maior seca de anos onde o reservatórios estão praticamente secos. Como você mesmo disse o ser humano é o principal vilão nessa situação, mas não é hora de apontar o vilão e sim de demonstrar soluções se não a guerra atual por petrólio se tornará futuramente uma guerra pela água.
ResponderExcluirIsadora, a estrutura do seu texto levando em conta apenas os aspectos como: ordem dos acontecimentos, coesão etc ficou bom, porém se levarmos em conta os aspectos visuais ele está razoável, porque eu percebi o uso de duas fontes no texto, além de uma parte que existe uma marca branca sobre o texto, o que dificulta a leitura.
ResponderExcluirO tema abordado é muito interessante, porque é um assunto que está sendo muito veiculado na mídia, porque cada vez mais está tornando-se a realidade de muitos brasileiros, o assunto está tão comum que até já existe outro texto no blog sobre a Água, porém com um foco diferente.
A falta de água já era uma realidade em vários locais do mundo, porém ganhou um destaque maior atualmente, pelo fato de outras regiões, algumas no caso do Brasil até ricas, estarem enfrentando uma das maiores secas já registradas. As pessoas devem cuidar e preservar a água que possuem, pois está se tornando mais difícil conseguir água potável e quanto maior for a poluição ou falta desse recurso, mais caro se torna o processo para tratar e distribuir para a população e dessa forma as parcelas mais pobres enfrentam grande dificuldade para ter acesso a esse recurso. Como citado no texto a desigualdade de distribuição da água já ocorre naturalmente; como por exemplo o norte possui grande volume hídrico e uma população pequena se comparada a do sudeste, região que possui menor quantidade de água; e o ser humano acaba agravando isso.Talvez essa seca temporária esteja sendo boa, pois está ensinando para as pessoas que é preciso preservar a água que possuímos e para isso nem é necessário tomar medidas tão difíceis, simples atitudes do nosso dia a dia contribuem muito. O texto ficou muito bom e o tema foi muito bem escolhido, já que é um assunto muito tratado na atualidade e que influencia a vida de todos, a estrutura ficou muito boa e as imagens deixaram o texto mais atrativo.
ResponderExcluirGostei muito do tema retratado, da escrita do texto e das imagens que foram anexadas, porém faltou uma revisão antes da postagem pois como foi comentado anteriormente há uma diferencia de fonte e de tamanho da letra além de uma mancha branca no meio do texto. Com relação ao tema a água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. Hoje geralmente quanto maior é a renda de uma pessoa, mais ela tende a consumir e maior é seu gasto de água, essas pessoas olham somente o ponto de vista econômico sem se dar conta do verdadeiro valor da água nos dias atuais.
ResponderExcluirA falta de água é um acontecimento inédito para muitos de nós, mas já está muito próximo, e alarmante em cidades vizinhas a nossa. Um grande problema, além do que já foi dito, é que muitas vezes pensamos que tudo isso vem ocorrendo somente pelo mal uso dos recursos hídricos que disponhamos, mas na verdade todos as outras formas de denegrimento ao ambiente que efetuamos também podem de alguma forma influenciar na situação que vivemos, resultando na alteração do regime das chuvas, por exemplo. Por isso, para tentarmos solucionar o problemas ou ao menos suavizá-lo, devemos, logicamente, economizar e evitar o desperdício da água e adotar quaisquer medidas que colaborem para a sustentabilidade da natureza. Uma vez que este é o mais importante recurso do qual necessitamos e que agora se encontra em muitos locais do mundo em escassez: a água. Quanto ao texto em si, considero-o bom, principalmente por apresentar um tema de grande relevância a todos nós, por ter apresentado exemplos concretos de economia do recurso e pelas imagens anexadas; porém acho que em algumas partes do texto você poderia ter usado mais suas próprias palavras para a apresentação dos fatos.
ResponderExcluirO recurso fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico. Muitas cidades brasileiras já estão enfrentando o racionamento, como Viçosa (MG), que está tão perto de nós. Para tentar controlar e solucionar esse problema que atinge o mundo todo, deve haver conscientização da população, que tem que tomar providências e diminuir o consumo, para que as gerações futuras possam aproveitar desse bem tão precioso. Em relação ao texto, ficou muito bom, já que se trata de um assunto que está sempre na mídia. O uso de imagens complementou o texto e você utilizou uma linguagem simples.
ResponderExcluirIsadora seu texto na parte estética deixou a desejar com a mudança de fontes durante o textos além de haver uma parte grifada em branco.
ResponderExcluirEmbora haja problemas estéticos o tema tratado é muito bom, afinal todos precisamos de água e precisamos que ela esteja em condições de uso por isso atualmente falasse tanto em consumo consciente em não poluir rios e mares. Que a água potável disponível no mundo esta cada vez mais escassa é fato, logo todos temos a obrigação de cuidar do que nos resta. Em nossa cidade ainda não estamos passando por problemas, mas Viçosa que é uma cidade muito próxima enfrenta problemas sérios e já passa por racionamento, mais um motivo para cuidarmos de nossa água
Isadora, gostei muito do seu texto, ele está com uma bela estrutura e muitas informações que me ajudaram a compreender mais sobre o assunto, que eu considero que foi muito bem escolhido, já que é o assunto mais comentado nos dias atuais.
ResponderExcluir