quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ÁGUA

      As crianças gostam muito de brincar com água. Algumas apreciam a ideia de brincadeiras debaixo do chuveiro enquanto a água jorra pelo ralo. Porém, é neste ponto que mora o problema, visto que este recurso natural não renovável está longe de ser considerado um brinquedo. Somente três por cento da água no mundo está disponível para o consumo. Grande parte do conteúdo presente no planeta azul está inviável ao consumo humano. Mesmo com toda a tecnologia da atualidade este problema não consegue ser resolvido.
        Um dos principais assuntos discutidos no mundo, é que a água em alguns anos irá acabar e num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. Essa preocupação ainda não é tão grande e tão consciente no nosso país (Brasil), pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontra o maior rio do mundo o Amazonas. Apesar dessa abundância de água em nosso país, a má distribuição da mesma é uma das principais causas de escassez em alguns estados do país, como por exemplo, em Pernambuco onde existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal aonde essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros.
         Por isso, temos que nos conscientizar de que o desperdício da água pode levar a nossa espécie a extinção e quem sabe no futuro seremos alvo dos estudos científicos de como nos auto-eliminamos. Por este motivo é necessário usar a água de forma consciente.
         Possuem várias maneiras de acabar com o desperdício de água no mundo como: tomar um banho mais rápido, lavar o carro ou moto com um pano molhado sem o uso da mangueira, fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar a calçada ou a casa com a água usada para lavar as roupas e também não jogar lixos nos rios, essas são algumas maneiras de se evitar a morte de animais por sede e a falta de água em nossas casas e rios, então preste muita atenção quando você for cuidar do nosso bem mais precioso, ou seja, a nossa água.



Matheus Souza Ferreira

7 comentários:

  1. Matheus, sua crônica não ficou ruim, porém, não posso te cobrir de elogios, já que você, começando no primeiro parágrafo, não soube introduzir muito bem sua crônica, indo para o problema logo na segunda linha. A partir disso, você, até o terceiro parágrafo somente nos trouxe dados e reservou apenas este terceiro e pequeno parágrafo para expor sua opinião, concluindo sua crônica logo em seguida. Portanto, mesmo tendo escolhido um assunto muito pautado e discutido na mídia nestes últimos tempos, um assunto que permite uma profunda exploração, você o desenvolveu pouco e não apresentou muito bem sua opinião e seus argumentos. Já em relação ao tema, concordo com ele, com exceção da parte em que diz que no Brasil a preocupação com a água não é muito grande. Pelo contrário, o que mais está preocupando o brasileiro ultimamente é justamente o risco do esgotamento da água, onde a falta de chuva e esvaziamento dos rios, lagos e represas estão nos causando graves problemas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Matheus, gostei da sua crônica, mas acho que você deveria ter exposto mais seus argumentos e suas opinião, tal que não foi muito presente em sua crônica, mas o assunto foi muito bem escolhido. Bom, o problema água está ficando cada vez mais sério, e isso é no planeta inteiro. Os brasileiros ainda não estão tão assustados com a diminuição da água, pois o Brasil se encontra toda a água doce no planeta e possui o rio Amazonas, o maior do mundo. Para o problema não se tornar mais grave toda a população deve se conscientizar e tomar atitudes como não demorar no banho, procurar não lavar a calçada apenas com água que já foi usada, não deixar a torneira aberta quando for lavar louça ou escovar os dentes, com esses atos e outros vamos melhorar o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  3. Matheus,sua crônica ficou boa,mas deveria ter colocado mais argumentos.Em relação ao assunto,é algo muito importante,já que não vivemos sem água.E por ser um assunto tão recente,você poderia ter desenvolvido mais e deveria ter explorado o tema,já que permite vários linhas de raciocínio.

    ResponderExcluir
  4. Matheus a cronica ficou boa, mais infelizmente você decidiu copiar algumas partes do seu texto da internet, mais fora isso eu acho que você deveria expor mais os seus argumentos e principalmente seu posicionamento sobre o assunto até porque você escolheu um tema muito debatido no mundo nos tempos atuais. Eu concordo que haverá guerra por água nas próximas décadas ou ate mesmo nos próximos anos e esta vai atingir primeiramente o Brasil com a maior reserva de água potável do mundo (8233 km3), seguido da Russia (4493 km3), Canadá (3300 km3), Estados Unidos, Indonésia, China, Colômbia e Peru.

    ResponderExcluir
  5. Matheus, também concordo com meus colegas, pois um assunto tão interessante e importante desses, merece um bom aprofundamento, tanto em relação aos seus argumentos, que até então foram precários no texto, quanto no assunto em si. Concluindo, acho que você não precisa necessariamente pegar frases na internet, só você pesquisar mais e colocar o que entendeu com suas opiniões.
    Em relação ao tema, que aliás é um dos mais discutidos hoje em dia, concordo com você ao dizer que o ser humano está desperdiçando esse recurso tão importante. Ele provavelmente faz isso porque mesmo sua região estiver passando por uma grande seca, ele consome sem moderação, pois em sua suposta cidade não ocorreu ainda a falta de água. Porém, mais cedo ou mais tarde, o problema da seca vai se expandir e assim, o ser humano "vai ver na pele" a natureza devolvendo tudo o que nós fizemos à ela.

    ResponderExcluir
  6. Ótima escolha de tema, porém, como todos já falaram, resta a mim reprisar, um assunto tão interessante e com tantos tópicos à ser discutido, o autor poderia ter aprofundado mais no assunto, pegando ideias na internet e falando com suas palavras, e não pegar trechos, como o caso dessa crônica. Com certeza, quando a escassez ficar ao extremo, se não for, um dos principais alvos será o Brasil, que sedeia o maior rio do mundo. Se tivesse esforçado um pouco mais, Matheus, acho que sua crônica sairia melhor!
    Igor Variz

    ResponderExcluir
  7. Matheus, seu texto ficou bom. O assunto abordado é muito bom, e de de extrema importância.A água: fonte da nossa vida, mas que vem, com o tempo, sendo cada vez mais utilizada para coisas inúteis. Bom, na minha opinião a unica coisa que faltou no seu texto foi os argumentos mais aprofundados. Fora isso, ficou muito bom
    Camila Lopes.

    ResponderExcluir