sexta-feira, 17 de outubro de 2014

E os bons costumes? Cadê nossos exemplos?

Os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) voltaram a trocas agressões verbais nesta quinta-feira (16) no segundo debate entre presidenciáveis do segundo turno, o qual foi organizado pelo portal UOL e pela rádio Jovem Pan e transmitido pela SBT. Nele, o tom, a falta de educação e as agressões verbais foram semelhantes ao debate da última terça-feira (14), assim como de toda campanha, em que ambos se atacavam pesadamente e mutuamente.
No debate desta quinta, o presidenciável tucano disse em várias passagens que Dilma "mente" e que a campanha dela produz ofensas contras os adversários. "Quem mente é o senhor", respondia a presidente, candidata à reeleição... E nesse ‘nível’, nesses ataques, seguiu-se todo o debate, sempre um atacado ao outro, ao invés de apresentar e debater suas propostas.
Bom, não venho aqui para me posicionar em relação a algum candidato, atacar algum presidenciável (diferentemente dos mesmos) e muito menos fazer campanha, até porque, diante dessas lamentáveis e deploráveis campanhas dos candidatos, se tivesse título, não votaria em ninguém. Venho na verdade falar e consequentemente me posicionar, é do quanto é inadequado, desprezível e indigno de presidentes, exemplos para a população, suas respectivas campanhas. Estas são provas de que realmente os bons costumes já acabaram, já que até as pessoas que deveriam ser vistas como símbolos de um povo, exemplo dos bons costumes, estão nos envergonhando nacionalmente ‘jogando sujo’ e assim, ganhando votos a qualquer preço.
Infelizmente, os nossos candidatos a presidente, nossos futuros governantes, se preocupam e ficam mais felizes, tirando votos de seu opositor e não ganhando voto para si, ficam mais felizes com a desgraça da oposição do que com o sucesso próprio. E por isso transformam os debates, eventos em que eles deveriam apresentar e debater suas propostas, demonstrando que a sua é melhor para o país, demonstrando que ele é o melhor para o país, em verdadeiras arenas de luta, a única a diferença, é que nas tradicionais, a agressão é física, nos debates, ela é verbal.
As campanhas políticas tornou-se um meio de denegrir a imagem do próximo, de ferir o seu opositor, deixando de ser uma forma de apresentar ao povo o porquê de se votar nele, para tornar-se em uma forma de apresentar ao povo o porquê de não se votar no opositor.
Pelo menos algo bom em meio a isso tudo, uma forma de, no mínimo amenizar o problema, aconteceu: O TSE proibiu nesta quinta-feira os ataques em horário político. Assim, os presidenciáveis estão obrigados (pena que tiveram que ser OBRIGADOS) a agir com bons modos, como verdadeiros e bons candidatos, apresentando e debatendo suas propostas ao invés de atacar a oposição.
Portanto, só me resta parabenizar o TSE, o qual agora impede os candidatos a fazerem mais vergonha  diante sua nação, e ‘parabenizar’ ao PT e ao PSDB e aos marqueteiros de suas campanhas. Os quais treinam seus candidatos para atacar acusação com acusação, ofensa com mais ofensa, transformando o cenário político em um ringue de lutas, fazendo com que a classificação indicativa dos debates devesse ser para os acima de 14 anos, e não livre para todos os públicos.
E agora fico me perguntando: Se a ignorâncias dos candidatos é tamanha a ponto de fazer campanhas como essa, como será o governo dos mesmos? Onde estão os bons costumes? Que exemplos para a sociedade estão dando nossos presidenciáveis? Onde vamos parar deste modo, onde cada vez mais a sociedade inverte seus valores?

Em meio a tantos questionamentos, tantas reflexões, só acho reposta para o último: Somente não estamos  indo para o fundo do poço, pois o poço que estamos nos enfiando, começando pela campanha e compostura de nossos candidatos a presidentes, não tem fundo.

10 comentários:

  1. Gustavo, achei que a sua cronica ficou ótima pois você apresentou um fato bastante atual, soube analisar os pontos críticos dos debates e dos candidatos atuais, sua cronica me pareceu muito bem desenvolvida,você abordou nela alguns temas importantes como o modo grosseiro em que os candidatos se tratam não merecendo uma faixa indicatória de livre para todos os públicos e sim para acima de 14 anos nas transmissões e eu também concordo com você quando disse que os bons costumes foram embora pois se os nossos lideres políticos não passam isso quem irá passar,não é mesmo ?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gustavo, sua crônica está muito boa! Bom, você apresentou a todo momento seus argumentos e opiniões, o assunto foi muito bem escolhido e sua crônica ficou bem clara, de fácil entendimento ao leitor. O assunto tratado no texto é uma vergonha, pois assim percebemos que até em debates em rede nacional os nossos candidatos não se comportam de forma civilizada, tanto é que como você disse o TSE teve que obriga - lós a respeitar um ao outro. Em suas campanhas de política percebemos que ocorre várias agreções verbais, pois eles se dirigem ao candidato adversário somente com ofensas. Assim percebemos a política do Brasil tem que mudar.

    ResponderExcluir
  3. As agressões verbais que estão ocorrendo entre os candidatos são ridículas e mais uma vez mostra quanto o povo brasileiro ainda tem que evoluir no que se trata da educação. Afinal, um país em que os próprios candidatos a presidência não possuem educação, claramente o povo também não possui tal respeito ao próximo. A ação do TSE foi corretíssima, pois em horários políticos,os candidatos deveriam defender seus argumentos e o que fará para o Brasil, ao invés de ficarem criticando o opositor como andam fazendo. Em relação à crônica, está realmente ótima, Parabéns! Com exceção de alguns erros gramaticais, o texto foi realmente muito bem feito, abordando o assunto de modo claro e objetivo. Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  4. Gustavo, parabéns pela sua crônica, ela está ótima!! Você soube expor bem sua opinião ao longo de sua crônica argumentativa, desenvolveu seu tema de modo claro, objetivo e de fácil entendimento do leitor! Soube também escolher um fato atual e bastante discutido na atualidade e por meio dele, aprofundou-se na falta de respeito de nossos futuros governantes.Em relação ao seu texto, concordo plenamente com o que falou, pois os horários reservados aos debates políticos, deviam falar sobre suas propostas para melhorar o Brasil e não o modo de como os nossos candidatos se agridem verbalmente. Sera que são essas pessoas que queremos para governar nosso pais? Pois bem, se eu pudesse votar, votaria em branco !! Acho particularmente uma falta de respeito com as pessoas que assistem aos debates, pois no meio de tantas agressões, esses políticos estão ensinando e mostrando o contrario que deve ser feio em nosso pais.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Gustavo! Sua crônica está ótima! Escolheu um assunto muito interessante e muito comentado no momento e argumentou muito bem. Infelizmente é a realidade brasileira, uma realidade preocupante, pois nossos candidatos à presidência da República, nossos futuros governantes, ao invés de usarem suas inteligências, preferem ficar brigando, literalmente, só porque um falou mentira sobre o outro. Quanto mais uma resposta é rebatida, a situação piora, eles estão baixando seus níveis cada vez mais. Eles deviam aproveitar o debate e apresentar suas propostas,de maneira civilizada. A que ponto chegou a política no nosso País...Faltando poucos dias para o 2º turno das eleições, poucos dias para o povo escolher o representante do Brasil, os candidatos não apresentam suas propostas de governos e sim agridem verbalmente um ao outro e as pessoas que assistem ao debate ficam cada dia mais indecisas sobre em quem votar. Por esse motivo que muitas delas votam em branco ou nulo, por não ter opção, pois os candidatos quando têm oportunidade de mostrar seu plano de governo para o povo, preferem se agredirem verbalmente, se rebaixando e perdendo cada dia mais votos. O que esses candidatos estão fazendo na televisão, com tantas agressões verbais e acusações é uma falta de respeito com os cidadãos brasileiros. Isso é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  6. Crônica Espetacular! Você apresentou um tema que realmente me deixa revoltado, por conta das agressões verbais feitas pelos candidatos fico realmente indignado, pois um candidato faz uma espécie de boicote ao outro, fazendo ofensas verbais uns aos outros. Falando mentiras sobre a campanha do outro, tentando fazer com que o candidato oponente não ganhe nenhum voto! Os candidatos estão apresentando campanhas que na maioria das vezes não parecem querer votos, e sim acabar com os votos do oponente.
    Otávio Lopes

    ResponderExcluir
  7. Sua crônica ficou muito boa,Gustavo!Você escolheu um assunto muito atual e deixou de forma clara.Concordo com você.Acima de tudo,os candidatos a presidência devem ter respeito com o outro e devem também parar de agredirem o outro verbalmente.Em relação a quem vai ganhar,só nos resta esperar até o dia 26 e independente de quem ganhar,espero que façam melhorias para o Brasil

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Gustavo, sua crônica está muito bom, apresentou fatos atuais, usou ótimo argumentos e realmente não está tendo muito respeito entre os candidatos o que realmente nos deixa desapontado pois um deles será o novo presidente do Brasil

    Filipe

    ResponderExcluir
  9. Gustavo sua crônica ficou muito boa você soube apresentar seus argumentos em relação aos candidatos à presidência da república, você também mostrou os pontos bons e ruins dos dois candidatos Aécio e Dilma então, Parabéns.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  10. É vergonhoso saber que os nossos candidatos a presidência trocam agressões verbais durante o horário eleitoral gratuito, mas infelizmente essa é nossa realidade e nosso país. Em relação à estrutura da sua crônica, parabéns, você escolheu e desenvolvimento o tema principal, criando argumentos e opiniões de forma clara e objetiva para convencer o leitor.

    ResponderExcluir