sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Queimadas assolam Minas Gerais

          Minas Gerais é o estado brasileiro que mais sofre com queimadas no período de secas deste ano. Em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 1005 focos de incêndio foram registrados em território mineiro até o último fim de semana. Além disso, somente nessa segunda-feira (13), o Corpo de Bombeiros já recebeu mais de 166 chamadas para combate de fogo em áreas verdes da região metropolitana de Belo Horizonte. Calcula-se ainda que em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 119% de incidências do problema no estado.
          A situação é agravada ainda mais pelo grande número de agricultores que aproveitam essa época do ano para atearem fogo em suas propriedades, afim de prepararem o terreno para efetuarem o próximo plantio. Boa parte dos incêndios tiveram e têm suas origens relacionadas a esse tipo de queimada, que devido à baixa umidade e à vegetação muito seca acabam saindo do controle e destruindo inúmeros quilômetros quadrados de pastagens e até mesmo florestas. 
          Um dos maiores registrados em Minas Gerais este ano ocorreu no pequeno município de Serra de Carrancas, região Sul do estado. O incêndio perdurou nos últimos cincos dias e segundo o major dos bombeiros, que é responsável pelo caso, teve todos seus focos controlados na manhã de hoje (17). Estima-se por dados ainda não oficiais que tenham sido devastados mais de 2,5 mil hectares entre Carrancas e o município vizinho de Manduri. Sua causa ainda não foi confirmada e a demora para que fosse iniciado um combate efetivo do problema propiciou que ele tomasse dimensões exorbitantes. Moradores e pequenos agricultores tentavam combater os primeiros focos desde domingo, porém o fogo acabou por fazer, na terça-feira, duas vítimas fatais e outra que permanece em estado grave.
          Com a confirmação das mortes, e por causa dos bombeiros não terem atendido às chamadas feitas desde domingo, a Prefeitura de Carrancas declarou estado de emergência. Tal fato aumentou os recursos destinados ao problema e ainda fez com que rapidamente fossem destinados ao combate das chamas, na quarta-feira (15), 18 bombeiros mais helicópteros da cidade de Lavras (MG); 12 policiais ambientais e brigadistas da Universidade Federal de Lavras. Então, como dito, somente hoje de manhã os focos controlados. 
          Visto a gravidade da situação vivida também em todo o país, é extremamente necessário que nos conscientizemos que principalmente nos períodos de seca, é de grande risco ambiental que sejam feitas queimadas em propriedades rurais ou que sejam jogadas cigarros ainda acesos em beiras de estradas. Pois grandes focos de fogo como o visto, não só degeneram vastos territórios como também liberam altas concentrações de poluentes para a atmosfera, o que deve ser combatido.    
          
Para assistir ao vídeo sobre o incêndio em Carrancas clique aqui.
Para mais informações sobre o incêndio de Carrancas e suas vítimas clique aqui e aqui.    
Para mais informações sobre a condição geral das queimadas em Minas Gerais clique aqui e aqui.

Gabriel Andrade Cunha - 9°ano


13 comentários:

  1. Parabéns Gabriel, seu texto ficou muito bom, desde a estrutura até a linguagem usada para criá-lo, o assunto das queimadas ultimamente é alarmante e nem sempre recebe a verdadeira importâcia. Ultimamente nos jornais é um assunto muito visto e em MInas Gerais como podemos perceber a situação está inaceitavel, nem sempre as queimadas acontecem "por acidente " e o que já acontece até em nossa cidade produtores limpam pastos usando esse método, só que muitos vezes acontecem imprevistos que geram queimadas incontroláveis que são terriveis para as pessoas e para o meio âmbiente.

    ResponderExcluir
  2. As queimadas vêm ocorrendo com muita freqüência em todo o país, principalmente devido a estiagem. Esse fato preocupa a todos pois desmata diversas florestas e áreas naturais e também deixam um grande número de vítimas! A população deve se concientizar para evitar os desastres das queimadas. Seu texto ficou bom e com uma ótima estrutura, o vídeo e as informações complementares foram importantes para a compreender o tema.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel, a estrutura do seu texto ficou muito boa, porque explorou todas as características desse tema que durante esse período é muito preocupante, e o uso de vídeos agregou valor ao seu texto.
    As constantes queimadas é um mal que assola nossa região há tempos, porque todo ano nesse época existem queimadas, entretanto essa ano, o número de focos está aumento devido a falta de chuvas e ao aumento da temperatura.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É lamentável que Minas Gerais esteja nessa situação, pois apenas demonstra cada vez mais a ganância e falta de cuidado com o ambiente do ser humano. Além disso, o ano também está mais propicio à essa situação pela falta de chuvas e aumento da temperatura. Quanto ao texto, ficou muito bom, pois apresenta fontes muito completas que permitem ampliar a área de conhecimento do leitor, contudo, poderiam ter sido utilizadas imagens para torna-lo para atrativo.

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou ótimo, devido ao fato de ter apresentado informações importantes e completas sobre o tema abordado, que está sendo muito discutido atualmente, e também ter apresentado exemplo de fato ocorrido. É lamentável que o número de queimadas venha aumentando, ainda mais que a maioria delas ocorreram de forma intencional, para limpar pastos, pelo fato de ser um método mais barato e rápido. Porém muitas das pessoas que tomam essa atitude pensam no lucro e acabam não pensando nas conseqüências, como por exemplo, em um incêndio há grande liberação de C02, o que aumenta a concentração de gases na atmosfera e agrava o aquecimento global. Dessa forma as temperaturas aumentam deixando as plantas mais secas e isso aumenta a probabilidade de início de novos incêndios e que os que foram realizados saiam do controle. Atitudes como essa afetam o meio ambiente, destruindo a fauna e a flora, e também possui grande impacto na vida de todos, já passou da hora das pessoas se conscientizarem que práticas como essa só trazem malefícios, ainda mais se considerarmos em longo prazo.

    ResponderExcluir
  7. Quando a estrutura seu texto ficou muito bom Gabriel, apresentou um bom tema sobre a atualidade, uma linguagem excelente e inúmeras informações, porém na minha opinião faltou explorar o meio estético já que a colocação de imagens atrai o leitor e torna a leitura mais agradável. Algumas queimadas são inevitáveis. Mas a maioria poderia ser evitada já que há imprudência por parte de uma pessoa em inúmeros casos. Esse fato é lamentável e nos preocupa pois destrói grande parte da biodiversidade de um local e é terrível para pessoas que moram nessas áreas.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gabriel, seu texto ficou muito bom, a estrutura está boa e a linguagem é de fácil entendimento. Em relação ao tema foi muito bem escolhido e você soube se manter no seu caráter informativo. Em relação ao assunto é lastimável que estejamos vivendo uma situação dessas, além de que esse tipo de impacto ambiental só faz com que desencadeie na natureza, impactos maiores. E principalmente agora com a falta de chuvas e esse tempo de secas o estrago desses incêndios são bem maiores que o esperado já que o fogo se espalha mais rápido.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gabriel, gostei muito do seu texto! Você utilizou uma ótima linguagem, e também deu várias informações no texto. Acho que você tocou em um assunto que está muito presente em nossa realidade atualmente, pois quase todos os dias estamos vendo queimadas em nossa região, isso é deprimente.

    ResponderExcluir
  12. As queimadas vem ocorrendo em grandes escalas em Minas Gerais, sendo um episódio muito triste e maléfico para o planeta, pois libera gases prejudiciais ao meio ambiente e enfia as paisagens. Uma pena o que aconteceu nessa cidade, principalmente pelo número de mortes, porém um dos agravantes para esses acontecimentos é a seca em que o país se encontra, com um clima também seco que facilita a ocorrência das queimadas e o alastramento do fogo. Sobre o texto, foi muito bem escrito, estruturada, simples e atrativo, com um tema atual e interessante.

    ResponderExcluir