sábado, 4 de outubro de 2014

Liberiano Infectado por Ebola


Desde que começou a epidemia de ebola na África Ocidental, o mundo está em alerta para com essa doença.

Os Estados Unidos essa semana detectou o primeiro caso de ebola dentro do país. Um liberiano que saiu da Libéria sem sintomas algum da doença no dia 26 de Setembro procurou ajuda médica e dois dias depois já foi isolado no hospital do Texas, onde permanece em estado grave. Pessoas que tiveram contato com ele também estão sendo observados.

O número de mortos pela epidemia na África não para, e espera que se tenha fim, com a cura dos infectados, diminuindo assim essa epidemia e os riscos de mortes, pois por hora tem se visto que 5 pessoas estão se contaminando.

No Brasil não ocorreu nenhum caso da epidemia, mas já existem hospitais preparados para se ocorrer algum caso.


Mais informações Aqui

11 comentários:

  1. Sobre a reportagem, o tema foi bem escolhido por ser uma questão atual e alarmante para a sociedade, já que se continuar como está daqui algum tempo a doença se alastrará por toda a terra, causando um número de vítimas bem maiores do que já existem hoje. Para dar maior esperança ao mundo e como já disse em outro comentário, pelo caso de a doença já ter se alastrado para paises mais desenvolvidos como os EUA ciêntistas já estam desenvolvendo curas, essas que já deram resultado em três pesquisadores que tentavam descobrir um antidoto.

    ResponderExcluir
  2. Há um tempo atrás, nossa colega Danielle Silva da Cunha postou um texto com esse mesmo tema, e como na época a epidemia estava apenas na África, a maioria de nós acreditava não existir chances de a doença se espalhar. Por essa razão, tive a curiosidade de voltar no texto da Dani e copiar o comentário que fiz, no dia 03 de agosto.

    "Acredito que a situação está evoluindo muito rapidamente, tanto que em apenas alguns meses, a doença já se espalhou para Guiné, Serra Leoa e Libéria, causando a morte de 729 pessoas. Tenho uma visão pessimista em relação ao assunto, sendo que minha principal preocupação é que a epidemia pegue fogo no exterior, assim como ocorreu com a gripe suína em 2009: os primeiros casos surgiram no México mais se espalharam de tal forma que tivemos vários casos até mesmo em nossa cidade. Utilizando uma metáfora para descrever a situação:essa epidemia ainda pode se revelar como um incêndio florestal, que pode se propagar a partir de uma única árvore."

    Hoje, dia 10 de outubro, a situação que vivemos é a seguinte: mais de 4 mil pessoas mortas pela epidemia, sendo que há a suspeita do primeiro caso em Cascavel, no Paraná. A epidemia se espalhou muito rapidamente, e acredito que não vai parar por aí.

    Quanto ao texto, o tema abordado é de grande importância para a humanidade, e por essa razão, acredito que ele poderia conter informações mais complexas.

    ResponderExcluir
  3. O tema abordado no texto foi muito bem escolhido, já que trata de um assunto atual que diz respeito a todos os cidadãos, porém acho que poderia ter sido mais aprofundado, apresentando mais detalhes sobre o Ebola devido à relevância do assunto. Pelo fato dessa doença ameaçar todo o mundo os cientistas estão desenvolvendo curas, a fim de evitar mais vítimas. No entanto, enquanto ela matava apenas pessoas na África nenhuma medida emergencial havia sido tomada, apenas agora que está ameaçando os países desenvolvidos é que estão ocorrendo pesquisas mais rápidas a respeito do Ebola.

    ResponderExcluir
  4. A atual situação que a África vive é lamentável, e mais lamentável ainda é o fato de o mundo virar as costas para o continente que vem sofrendo perdas e mais perdas com a doença, quando são apenas africanos ninguém noticia nada, mas quando ocorreu a primeira morte de um infectado pro Ebola nos EUA vira notícia mundial, como realmente virou. Mas todos os países tem de se unir para achar uma cura para essa doença quem vem matando tantas pessoas, e ontem(9) foi encontrado o primeiro caso de Ebola no Brasil, no Paraná uma pessoa infectada já foi levada ao Rio de Janeiro para tratar da doença, esperamos melhoras.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente a respeito do texto e sua estrutura, eu acho que a escolha do tema como dito por todos foi muito feliz, por se tratar de um problema que se originou na África mas que agora assola todo o mundo. Porém, muito mais poderia ser dito sobre o assunto, visto a complexidade do mesmo, e as próprias informações apresentadas poderiam ter sido mais aprofundadas, além disso a ausência de sua opinião sobre o que foi exposto prejudicou muito seu texto. Referindo-me agora ao tema, lembro que em meu comentário sobre o texto feito pela Danielle também sobre o Ebola, frisei que era possível uma propagação ainda maior do vírus pelo mundo, o que inclusive foi afirmado por grandes instituições de saúde do mundo: a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Médicos Sem fronteiras. Também deve ser dito que em comparação àquele período, hoje os estudos sobre a doença estão muito mais próximos da descoberta de uma vacina ou cura. E que embora muito letal, o vírus não é de dispersão tão rápida e simples como se pensa, visto que ocorre apenas por contato direto com um doente, ou com excreções do mesmo, como urina e fezes, e não ocorre como os vários vírus da gripe com os quais pode ocorrer contaminação pelo ar, o que atinge muito mais pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o seu texto faltou algumas informações sobre o assunto, já que ele está sendo altamente comentado na mídia, porém você escolheu bem o tema para o seu texto. Na minha opinião devíamos que ter prestado mais atenção nessa doença no início dela, e não agora que ela já está se espelhando pelo mundo, mas já que isso ocorreu devemos mesmo nos preparar caso essa doença chegue ao Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Você poderia ter aprofundado mais no assunto,faltou informações necessárias para compreensão do tema e também faltou sua opinião sobre o assunto. A respeito da doença, os países devem se unir para encontrarem a cura e evitar mais desastres e mortes pelo mundo. No Brasil um paciente foi isolado na unidade de saúde de Cascavel (PR) com suspeita da doença, ele apresentava febre nos últimos dias porém sem hemorragia ou vômito.

    ResponderExcluir
  9. Desde que começou a epidemia de Ebola na África, o mundo está em alerta para essa doença. Mas é lamentável, que somente agora que há um risco do vírus atingir outras partes do mundo, que começaram a serem tomadas medidas. Ontem, dia 09/10, foi realizado o primeiro teste de uma vacina experimental contra o Ebola no Mali, desenvolvida no Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. De acordo com o diretor do Centro de Desenvolvimento de Vacinas, Myron Levine, há uma grande expectativa para se encontrar a cura para o Ebola: " Se a vacina for bem-sucedida, num futuro próximo, deve alterar a dinâmica da epidemia, pois vai acabar com a transmissão do vírus aos trabalhadores da área da saúde, que estão na linha de frente do combate, em exposição direta ao ebola".
    Quanto ao texto, acredito que poderia ter explorado mais o tema, com informações mais detalhadas e complexas. Também poderiam haver vídeos e imagens, que fazem com que o texto se torne mais atraente.

    ResponderExcluir
  10. Beatriz, seu texto para mim ficou muito superficial por tratar apenas por cima sobre o tema e não desenvolver as raízes do problema. Para conseguir esse desenvolvimento, poderia ser usados videos explicativos e imagens, aspectos que também não encontrei em seu texto.
    Em relação ao tema, a Ebola é uma doença mortal que está matando milhares de pessoas e que vem em uma crescente muito grande nos últimos dias e meses, inclusive com a possível primeira chegada de um caso desse no Brasil - http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/10/primeiro-caso-suspeito-de-ebola-no-brasil-e-registrado-no-sul-do-pais.html - . Felizmente, estão sendo desenvolvidas curas para essa doença e os primeiros testes já estão sendo feitos.

    ResponderExcluir
  11. Seu texto ficou muito aquém do que se esperava. Um texto informativo pressupõe pesquisa de várias fontes, desenvolvimento do tema, aprofundando-o e informando o leitor. Seu texto não faz nada disso.

    ResponderExcluir