A pouco mais de três meses, na cidade de Cascavel no
Paraná mais precisamente no Zoológico Municipal da cidade ocorreu uma tragédia.
Um garoto de 11 anos chamado Vrajamany em um passeio com seu pai no dia 30 de julho estava no zoológico conhecendo os animais e brincava com um tigre quando
ofereceu comida para o mamífero e o bicho atacou seu braço direito, obrigando o
menino a amputar o braço na região do ombro.
O garoto foi socorrido por pessoas que estavam perto dele no
momento e foi levado ao Hospital Universitário (HUOP) onde ocorreu a cirurgia
que foi bem sucedida. O caso obteve comoção nacional devido a existir uma
gravação que mostra o garoto brincando com o animal momentos antes de ser
atacado e também devido à idade da vítima.
O vídeo
também foi uma forma de mostrar o quão é inseguro o Zoo, porque Vrajamany
brincava com a Tigre em uma área proibida para turistas. Após toda a
repercussão do caso, o Zoológico movimentou-se para melhorar sua infraestrutura
e segurança, tanto que no final do mês passado, começou a serem colocados
avisos de perigo e placas informativas sobre os bichos, todas as obras devem
custar R$ 58.000,00 e serão pagas pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Hoje (3), o menino acompanhado com sua mãe foi
visitar em Sorocaba a empresa do empresário Nelson Nolé. Nolé é dono de empresa
especializada em próteses ortopédicas e está nesse ramo a mais de 47 anos e
resolveu doar para o garoto uma prótese para o Vrajamany utilizar em seu braço
direito. Esse ato de bondade não é o primeiro que o empresário realiza, porque
o mesmo segue a filosofia de doar aproximadamente 30% de sua produção de próteses
a pessoas que não possuem condições financeiras de pagar, visto que a prótese custa
em média de 15 a 20 mil reais.
A
principal finalidade dessa prótese que será aplicada em Vrajamany terá a
finalidade de deixar o corpo do garoto simétrico novamente, porque essa
simetria foi perdida no momento da amputação e poderia gerar para o garoto
problemas de coluna e deixar um ombro mais alto que o outro. O garoto também
demonstra que não esqueceu e não quer esquecer-se do episódio visto que pediu para
o braço mecânico vir com o desenho de um tigre que também vai simbolizar o seu
amor pelos animais. Pelo fato de existir toda uma estética na prótese, o braço mecânico
deve estar pronto nos próximos 10 dias.
Seu texto está muito bom, com informações bem completas e você procurou agregar cada vez mais conteudo relacionado ao tema escolhido. Sobre fato ocorrido, é de fato uma tragédia lamentável, mas acho q a culpa não foi somente do zoológico,já que foi o pai que,imprudentemente, fez com que o filho passasse pela barreira de segurança que mantem os visitantes longe da jaula , e por isso deveria ser ser retratado com maior ênfase.Achei uma linda iniciativa a doação da empresa, mesmo que a princípio possa ter pensado que era um modo de marketing.Sobre o garoto, não acho que sua vida continuará normal, mas isso dará forças para ele seguir em frente.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA atitude de Nelson Nolé é muito bonita e comovente, por se tratar de uma forma de ajudar ao próximo. Essa doação vai ser de grande importância para o garoto, principalmente, do ponto de vista psicológico e físico. O uso de imagens e do vídeo tornou o texto atrativo, que apesar de conter poucos erros pontuais, ficou muito bom. Parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAndré, seu texto ficou muito bom por trazer bastante informações e ter uma boa estrutura. Quanto ao ocorrido citado no texto é muito triste e comovente, mas acho que a culpa não pode ser colocada só sobre o zoológico, pois o menino estava em uma área proibida para turistas. E a atitude de Nelson Nolé de doar uma prótese ao menino, é rara e muito bonita.
ResponderExcluirLavínia Sant' Anna
André, seu texto ficou muito bom, já que você apresentou informações detalhadas sobre o ocorrido e utilizou imagens e vídeos, o que fez com que o seu texto ficasse completo. A atitude de Nelson Nolé foi muito bonita, pois assim, o menino atacado pelo tigre, poderá seguir em frente com sua vida. Também acredito que a culpa não foi somente do zoológico, que apresentava falhas na segurança, mas ao mesmo tempo, do pai, que não alertou sobre o perigo da brincadeira do filho, que tentava alimentar o tigre.
ResponderExcluirGostei muito de seu texto, principalmente do se trata do grande número de informações apresentadas, não há erros ortográficos ou de pontuação aparentes, apresentou sua opinião quanto a ação caridosa de Nelson Nolé, além disso ainda acrescentou anexos que enriqueceram muito sua produção. Parabéns.
ResponderExcluirQuanto ao tema, considero, assim como os outros colegas, que o zoológico não pode ser taxado como único responsável pelo incidente, apesar que a área restrita a entrada de turistas deveria ser melhor protegida e vigiada em minha opinião. É necessário que também seja salientada e exaltada a louvável atitude de Nelson Nolé, pois de fato sua solidariedade com certeza influenciará significativamente na vida do garoto.
O texto ficou muito bom, já que possui todas as informações necessárias para o entendimento do assunto e ainda apresentou imagens e vídeos que complementaram os dados apresentados e também tornaram o seu texto mais chamativo. O fato ocorrido é lamentável e não podemos colocar a culpa apenas no pai ou no zoológico, pois para acontecer a tragédia ocorreu uma série de erros, como o pai ajudar o filho a passar pela barreia de segurança que mantém os turistas afastados das jaulas dos animais e o zoológico ser inseguro. Após a tragédia o Zoológico Municipal de Cascavel melhorou a segurança e infraestrutura no local, o que pode contribuir para diminuir acidentes como este. A atitude do Nelson Nolé foi muito bonita e importante para a vida de Vrajamany.
ResponderExcluirEu considero que o seu texto está muito bom, você trouxe todas as informações necessárias para o entendimento do assunto. Em relação a essa história do tigre que atacou o menino eu fiquei muito comovida, porém tenho a ideia que foi um pouco de descuidado do adulto responsável pela criança, mas fico feliz por ele ter ganhado esse maravilhoso presente (prótese), pois vai ajudar muito em sua vida.
ResponderExcluirSeu texto ficou muito bom, possui informação necessárias ao entendimento do assunto e também apresenta uma boa estrutura. O uso de imagens também foi muito importante pois ajuda a complementar as informações!
ResponderExcluirO fato ocorrido foi lamentável, e poderia ter sido evitado, tendo mais fiscalizações e impedindo o contato de turistas com as jaulas! A atitude de Nelson Nolé muito bonita, pois ajudou o menino a ter uma vida normal, e também ajuda várias outras pessoas que não possuem condições de possuírem próteses!
André seu texto ficou muito bom, o assunto abordado é excelente, já que se trata de um caso que passou em todo o Brasil. Todos viram a situação do braço do garoto, ele foi destroçado pelo animal, muita negligência tanto do zoológico quanto do pai do menino, mas em contra partida foi uma linda ação feita pelo empresário em doar a prótese para o garoto, apesar também de toda a bondade há um pouco de pensamento administrativo, já que o caso era nacional iria ser como um marketing grátis pelos noticiários, mas também Nelson Nolé pode ter feito isso sem pensar na repercussão, é apenas uma hipótese.
ResponderExcluir