sábado, 4 de outubro de 2014

Beijaço



Foi feito no dia 30 de setembro um movimento denominado beijaço, no qual militantes e simpatizantes, cerca de 400 pessoas, da causa LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais), saíram na Avenida Paulista em nome da igualdade de gêneros, e também em resposta ao candidato a presidente da república pelo PRTB, Levy Fidelix, o qual fez um discurso considerado homofóbico em rede nacional.

Esse discurso foi feito na noite de domingo, do dia 28, na TV Record, em meio a um debate político, em que a presidenciável Luciana Genro (Psol) perguntou ao seu concorrente Fidelix, sobre a questão da violência contra os gays e por que pessoas que defendem a instituição familiar, não reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E para responder sua pergunta ele afirmou que o Brasil precisa contrariar os gays, e que eles devem receber ajuda psicológica, um tratamento, mas desde que seja bem longe da população brasileira. Além disso, ele associou os homossexuais à pedofilia e disse que devemos enfrentar a minoria gay, ele também afirmou que dois iguais não fazem filho e que aparelho excretor não reproduz.

Após esse debate, e essas declarações polêmicas de Levy, foi programado um evento na rede social Facebook, que marcou a manifestação chamada de beijaço, em São Paulo, na qual vários homossexuais se beijaram e protestaram em meio a gritos de “Que contradição, aborto é crime, homofobia não" e "Eu beijo homem, beijo mulher, tenho direito de beijar quem eu quiser", além de vários cartazes, alguns com frases bastantes polêmicas. Também foram marcados outros beijaços, um em frente à casa do candidato Fidelix, e outro em frente a sede do PRTB.
Para ver a declaração completa de Fidelix clique aqui.
Para ver mais imagens do movimento clique aqui.


12 comentários:

  1. Achei muito interessante seu texto, trata de um assunto muito polêmico o qual todos nós sabemos que infelizmente ainda existe e que acontece muito, a homofobia. E o mais surpreendente disso é um candidato a Presidência da República ser tão homofóbico a ponto de dizer que os gays precisam de tratamento, mas que devem ser tratados bem longe daqui, e por esse motivo a OAB havia pedido a cassação da candidatura de Levy Fidelix, pedindo direito de resposta às declarações homofóbicas feitas por ele no debate da Record, mas apesar desses fatos tem muitas pessoas que ainda o apoiam e tomam suas declarações como liberdade de expressão, mas na minha opinião quando ele ofende essas pessoas ele está tirando a liberdade delas de escolha sobre a sua opção sexual. E esse movimento denominado Beijaço é uma boa forma de resposta à Levy, pois mostra que todos tem direito a escolha.
    Lavínia Sant' Anna

    ResponderExcluir
  2. Em minha opnião o texto ficou bom e por envolver candidato Levy FIdelix que se pronunciou de maneira homofóbica em meio aos debates políticos na rede Globo ou Record o tema é bastante polêmico,já que envolveu milhares de pessoas que posssuem essa opção sexual. Concordo que a maneira do candidato de se pronunciar é inaceitável, mesmo se baseando em seus preceitos religiosos ou conservadores e que ele deveria ao menos respeitar, o que é o mais certo. O que se pode perceber também é que milhares de pessoas possuem o mesmo pensamento já que o candidato teve um número de votos que passou da casa dos milhares, e isso deve mudar.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável que o candidato Levy Fidelix se pronuncie de maneira tão homofóbica, na qual discriminou milhares de pessoas que possuem a opção sexual contrária a sua, durante um debate na Rede Record. Ao ser questionado pela candidata Luciana Genro sobre o casamento homoafetivo, Fidelix declarou " O Brasil tem 200 milhões de habitantes, daqui a pouquinho vai reduzir para 100". Também disse " Nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria". Diante tanto preconceito, foi organizado um movimento na rede social Facebook, para demonstrar insatisfação quanto as palavras do candidato. Os participantes fizeram discursos e se beijaram durante a manifestação, provando que todos tem direito à liberdade de escolha e expressão. Mas à apesar de tudo, ainda existem muitas pessoas que aprovam as atitudes de Fidelix, que podem ser comprovadas pelos milhares de votos que recebeu durante a eleição. Quanto ao texto achei que ficou bom, já que se trata de um assunto atual e bastante polêmico.

    ResponderExcluir
  4. O ex-candidato Levy Fidelix apresentou uma postura completamente homofóbica durante sua campanha, e foi criticado por ampla parte da população brasileira, e gerou uma onda de protestos. Um desses principais protestos, foi o "Beijaço", tema do texto acima, que ficou muito bacana por apresentar uma polêmico de forma imparcial, assim como deve ser um texto informativo.

    ResponderExcluir
  5. O texto ficou muito bom, pelo fato de ter apresentado informações completas e importantes sobre o acontecimento abordado, os links disponibilizados contribuíram para o aprofundamento do tema tratado e a imagem utilizada é atrativa. Infelizmente o preconceito ainda está presente na nossa sociedade e muitas pessoas ainda não respeitam as diferenças das pessoas e suas maneiras de viver, cada um pode ter seu ponto de vista e sua opinião, mas é fundamental o respeito ao próximo. A manifestação pacífica Beijaço foi realizada para demonstrar a insatisfação ao depoimento do candidato e para mostrar que essas pessoas querem igualdade e liberdade, já que são cidadãos que pagam impostos e possuem direitos e deveres, dessa forma o Beijaço foi uma boa resposta as declarações homofóbicas de Levy Fidelix, que apesar de tudo teve 445.853 mil votos que corresponde a 0,43% dos votos válidos. O tipo de discurso usado por Levy Fidelix, até o momento, não é comparado com discursos contra negros ou religiões e ainda não existe uma forma legal para prender alguém que dá esse tipo de depoimento.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ter levantado uma questão sobre esse acontecimento. O Levy Fidelix foi muito infeliz na escolha de sua resposta e em minha opinião deveria sofrer retaliações mais severas pelos atos e palavras proferidas contra os homossexuais, e o que a população deve fazer é respeitar, independente se concorda ou não com as ações das pessoas, elas são livres para fazer o que quiserem desde que não afete a liberdade de outras pessoas. E nesse ponto o candidato mostrou sua opinião sem dar nenhum respeito aos homossexuais, e eles estão certos em protestar.

    ResponderExcluir
  8. O posicionamento expressado por Levy Fidelix no debate presidencial mostra o que infelizmente ainda é uma realidade em nosso país: o preconceito e a repressão contra as menorias, em quaisquer de suas formas. O que foi dito pelo ex-candidato na ocasião foi não só um absurdo como também um infligimento de uma das mais importantes leis presente em quase todas as nações do mundo, que é a condição de igualdade entre todos os seres humanos. Atitudes e discursos como esses são inadmissíveis, portanto apoio o movimento "Beijaço" assim como outros possíveis movimentos que busquem defender os direitos igualitários a todos os cidadãos.
    Em relação ao texto, tanto a estrutura quanto o conteúdo apresentados estão muito bons, uma vez que os períodos estão coesos; as informações bem expostas; e o texto verbal, os links deixados e a imagem complementam-se enriquecendo a produção textual.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de seu texto, fala de um ponto que está muito na mídia hoje em dia que é a homofobia. O ex candidato a presidência Levy cometeu essa barbaridade quando fez ofensas a gays, lésbicas, e mais ainda quando disse que essas pessoas precisam de fazer tratamentos psicológicos!! Não vejo necessidade disso, cada um tem o direito a escolher sua opinião sexual, e nós temos que respeitar (não quero dizer que temos que concordar com essa decisão sexual, mas sim respeitar ela) e o ex candidato não fez isso, pelo ao contrário, na minha opinião foi um grande "babaca" ao fazer esses atos homofobicos, por isso achei a campanha muito interessante, na qual essas pessoas tiveram o direito de dar uma "resposta" ao ex candidato a presidência!

    ResponderExcluir
  10. O texto ficou muito bom, apresentou informação necessárias para o entendimento e os links e imagem ajudaram na compreensão. Em sua proposta presidencial Levi Fidelix apresentou um posicionamento totalmente contra aos homossexuais.É lamentável que ainda existam pessoas com pensamentos iguais a esses diante de nossa realidade. Eu sou a favor de movimentos como "Beijaço" e outros movimentos que garante a liberdade sexual.

    ResponderExcluir
  11. Carol eu gostei muito do seu texto, porque você explorou todas as causas do acontecimento, mas poderia dar mais informações sobre o movimento em si que ocorreu. E também permitiu que quem fosse ler poderia ter acesso na integra ao acontecimento.
    Em relação ao assunto abordado, a igualdade de direitos entre homens que gostam de homens ou mulheres e vice versa deve ser igual, portanto as declarações de Levi Fidelix são extremamente preconceituosas e como a própria Luciana Genro disse depois é uma pena a constituição não considerar como crime a homofobia.

    ResponderExcluir