Cientistas
e pesquisadores se reuniram nesta segunda-feira (29) na 16ª Reunião Global da
Convenção Regional dos Mares e dos Planos de Ação que foi realizada em Atenas,
na Grécia para discutir a situação do ecossistema marinho.
Foi estimado cerca de US$ 13 bilhões, o equivalente a mais de
R$ 32 bilhões de prejuízos à vida marinha nos oceanos, somente causados por
detritos que tem como matéria prima o plástico. Essa poluição interfere
diretamente no turismo e na pesca de uma determinada região. O
lixo vai para os oceanos através de atividades turísticas, de aterros mal
localizados e principalmente pelo descarte inadequado por parte da
população. Todo esse plástico, além de atrapalhar a navegação, mata
animais marinhos, que ingerem o material ao confundi-lo com alimento,e causam
danos críticos aos seus habitats. Além disso, há uma grande preocupação com a
contaminação química do plástico nos oceanos.
Atualmente
as empresas economizam 4 bilhões em matérias primais por ano visando somente obter um maior lucro.Para amenizar os problemas ambientais e que se mantenha um desenvolvimento sustentável as empresas devem investir mais em materiais que não poluem tanto quanto os convencionais, mas o principal fator relevante é a conscientização da população para que os interesses particulares não acabem com o desenvolvimento economico no futuro.
Como a sociedade consumista que somos, principalmente nos anos atuais a produção de lixo é inevitável, esse não.é o pior problema da poluição e sim a má administração desses resídos em nosso ambiente, já que o que sobra de nosso consumo na maioria dos casos vao parar em lixões a céu aberto ou no oceano como dito na reportagem. O que muitas vezes não é levado em consideração é que com essas ações todo o nosso ecossistema será afetado e com ele o nosso planeta e nós, os habitantes, já que estamos ligados ao meio que vivemos. Eu gostei de seu texto, e acho que somente pecou em não se aprofundar tanto nas informações sobre o encontro de ciêntistas, além de esperanças(soluções) para esse problema, que podebas vezes nem nos afetar, mas vai afetar as futuras gerações se nada for feito.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO meio ambiente é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque e espaço para discussões de âmbito internacional. A preocupação com essas questões voltou-se primeiramente às regiões de interesse comum de alguns países, como as águas internacionais, o Continente Antártico e o espaço aéreo. Isso resultou na adoção e criação de tratados e organizações internacionais com objetivo de buscar soluções para os problemas ambientais. Com relação ao texto, as informações sobre a conferência poderiam ter sido ampliadas. De qualquer forma, a anexação do vídeo e o maravilhoso titulo compensaram essa pequena falha, tornando o seu texto muito bom e fiel ao gênero. Parabéns!
ResponderExcluirO acúmulo contínuo de lixo nos oceanos representa uma ameaça aos ecossistemas marinhos do planeta, o que provoca consequências socioeconômicas e causa danos críticos ao habitat dos animais marinhos. Os detritos levam animais e plantas à morte por asfixia, intoxicação ou ferimentos, na qual gera um abalo na cadeia econômica, e naturalmente, acaba nos prejudicando. Quanto ao texto, ficou bom, já que você foi fiel ao tema. Porém acredito que você poderia ter aprofundado mais sobre a conferência e apresentado soluções para esse problema.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDaniel, seu texto está bom em minha opinião, pois para mim as informações apresentadas foram sim bem escolhidas e você também manteve boa escrita. Além disso, a imagem e o vídeo contribuem com seu objetivo, porque acrescentam explicações sobre o assunto abordado e ainda acrescentam caráter reflexivo à produção. Contudo, houve falhas, principalmente por pouco ter expressado suas opiniões, o que melhoraria muito seu texto, já que o deixaria totalmente dentro da proposta. Com relação ao tema exclusivamente, acho que tais questões ambientais devem estar sempre nas principais pautas internacionais, visto que cabe a nós preservar o planeta, para que esse possa seguir em curso sustentável.
ResponderExcluirA maioria das pessoas, ainda, não preocupam tanto com o meio ambiente como deveriam e apenas pensam em si mesmas e nos lucros que irão obter, mas chegou a um ponto em que o mundo todo está sentindo o efeito das nossas ações e por isso devemos nos unir para tentar diminuir os impactos que as nossas atividades geram no meio ambiente. Dessa forma, estão surgindo inúmeras iniciativas e projetos, alguns até por parte da população, como de um jovem holandês que deseja limpar os oceanos de um dos piores poluentes, o plástico, através de um método que não ameaça a vida marinha e Boyan ganhou muito apoio para seu projeto (http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/jovem-reune-r-45-milhoes-para-retirar-plasticos-dos-mares-do-planeta.html). Achei o texto bom, por tratar de um assunto que possui grande destaque na atualidade em âmbito mundial, o vídeo também trouxe informações importantes sobre o assunto abordado e contribuiu para que o texto ficasse mais atrativo ao leitor. Porém, acho que você poderia ter aprofundado mais nas informações sobre a 16ª Reunião Global da Convenção Regional dos Mares e dos Planos de Ação, mas de modo geral gostei do seu texto.
ResponderExcluirParabéns Daniel, gostei muito do seu texto! E eu acho bacana você tocar nesse ponto, pois hoje em dia em nossa sociedade nós apenas ligamos para aquilo que nos traz dinheiro, e nós esquecemos da natureza! Neste caso que você citou em seu texto, tem animais morrendo, espécies ficando em extinção para o homem satisfazer seus caprichos capitalistas, isso é um absurdo!!! Temos também que da uma atenção maior para tentar conscientizar as pessoas de como essas coisas são ruins para o meio ambiente..
ResponderExcluirGostei da estrutura do texto e da forma como as informações foram transmitidas! Esse tema é bem polêmico já que muitas pessoas não se interessam com a biodiversidade dos ecossistemas e com o descarte correto do lixo. O lixo descartado por turistas nas praias acabam indo para o mar e causando a morte de muitos animais já que não sabem distinguir de alimentos, e isso acaba preocupando pois pode acabar com muitas vidas marinhas.
ResponderExcluirO mundo tem realmente que se preocupar com os resíduos que são jogados no mar, já que eles acabam com a fauna e flora marinha. Atualmente tudo é muito a base do lucro, quanto maior o lucro melhor não importa quem está saindo no prejuízo e que nesse caso é o meio ambiente. O plástico é um dos principais causadores da morte de tartarugas, elas não tem muitos predadores, mas estão em extinção pelo fato de quando elas vão procurar comida confundem o plástico com alimento que acaba por gerar problemas estomacais muitas vezes fatais.
ResponderExcluirDaniel, gostei muito do seu texto por tratar de um tema importante para todos nós e que todos deveríamos ter consciência. O uso de uma imagem bastantes criativa também atrai o leitor assim como o vídeo que está anexado ao texto.
ResponderExcluirEm relação ao tema, a sustentabilidade é uma questão que vem sendo muito discutida atualmente, mas acredito que ela não vai ser possível nos atuais moldes de nossa economia e do pensamento da população. Ou seja seria preciso uma reforma econômica na qual seja possível que o lucro não seja priorizado acima de todas as coisas, como por exemplo da preservação ambiental. Outra atitude necessária seria uma campanha intensa da conscientização da população em relação ao tema com impacto na vida cotidiana, porque muitas vezes as pessoas só dão importância para as coisas quando são atingidas diretamente.